Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

O Sindicato

APRESENTAÇÃO

Fundado no dia 17 de fevereiro de 1997, o Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso – Sindenergia,  representa empresas e indústrias do segmento em Mato Grosso, oferecendo apoio técnico especializado, informação com qualidade e todas as ferramentas necessárias para a defesa do interesse coletivo dos seus associados.

 
O Sindenergia tem como objetivo representar seus associados, trabalhando para estimular o crescimento do setor. Para isso, possui uma equipe com profissionais especializados e realiza reuniões periódicas para saber quais as dificuldades que devem ser enfrentadas e mostrar os avanços conquistados pelo setor energético.


O Sindenergia tem um forte compromisso em apoiar instituições que busquem promover o equilíbrio entre o meio ambiente, bem-estar social e a atividade produtiva primária do Mato Grosso e do Brasil. 


Missão

  •  Representar e coordenar os interesses gerais da categoria econômica da indústria de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, construções, montagens e instalações de usinas, linhas de transmissão e subestações, redes elétricas, telefônicas e instalações de telecomunicações, consultoria, fiscalização, controle de qualidade, projetos de engenharia em geral, industria de produção de gases industriais, engarrafamento de GLP e transporte e distribuição de gás natural na base territorial do Estado de Mato Grosso conforme estabelece a legislação sobre a matéria, bem como os interesses individuais de suas associadas que estejam de acordo com os da categoria;
  • Representar os interesses da categoria econômica e de suas associadas junto aos setores público - executivo, legislativo e judiciário - ministérios relacionados às atividades descritas no inciso I, órgãos governamentais em geral, empresas públicas, concessionárias de serviços públicos, autarquias, sociedades de economia mista e privado;
  • Representar a categoria junto às associações sindicais de grau superior, notadamente a FIEMT - Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso.

 

Visão

  •  Ser a entidade autora do planejamento da matriz energética do Estado do Mato Grosso até 2.022.

 

Valores

  •  Ética
  • Integridade
  • Coragem
  • Transparência
  • Respeito às Pessoas
  • Gestão Participativa
  • Atendimento integral às legislações pertinentes

 

Pilares Estratégicos

  • Sustentabilidade
  • Eficiência energética


Faça parte do Sindicato. Seja um Associado!



HISTÓRIA

Clique para ampliarNa noite do dia 17 de fevereiro de 1997, 36 empresários do segmento de Construção de Redes Elétricas e Telecomunicações se reuniram com a proposta de criar uma instituição que os representasse. A princípio, foi batizado de Sincremat. Sua primeira diretoria foi eleita para o triênio 1997/2000 em setembro de 1997 e tinha como presidente o empresário José Antonio de Mesquita, que em agosto de 2001 foi reeleito presidente até 2003.

 
Um momento importante da história da instituição foi o Curso de Eletricista, realizado em setembro de 1998. O curso teve duração de 144 horas e ocorreu no Centro de Treinamento da Cemat, com o objetivo de qualificar ainda mais os colaboradores das empresas associadas.


Outra atuação importante do Sindenergia ocorreu durante o Racionamento de Energia Elétrica em 2001. O Sindicato criou a Bolsa de Energia, onde empresários do setor tiveram a oportunidade de comercializar o excedente de energia para aqueles empreendimentos que estavam enfrentando as conseqüências do racionamento imposto pelo Governo Federal.


Pouco tempo depois, em 2002, o Sindenergia deu mais uma contribuição importante para auxiliar na formação profissional dos trabalhadores implantando, em parceria com a Federação das Indústrias de Mato Grosso - FIEMT e a Eletronorte, o Centro de Capacitação de Montador de Linha de Transmissão e Subestação de Extra Alta Tensão.


Já em 2003, o então Sindicato das Indústrias de Construção de Redes Elétricas do Estado de Mato Grosso (Sincremat) se transformou no Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sincremat).  A diretoria para o triênio 2003/2006 foi eleita no dia 30 de julho de 2003, com eleição do engenheiro eletricista Air Bom Despacho e Silva para presidente.


Em 2011, o Sindicato passou a se chamar Sindenergia- Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso.  





DIRETORIA ATUAL

 

Diretoria

Presidente:
José Antonio de Mesquita

1º Vice-presidente:
Carlos Avalone Junior


2º Vice-presidente:
Eduardo Leite de Barros Oliveira

Diretor Administrativo:
Kleverson Scheffer

Diretor Financeiro:
Francisco Nelson Costa Tinoco

Diretores: 
Air Bom Despacho e Silva
Camila Sverzuti Fidencio
Daniel Locatelli
Fabio de Castro e Souza
Itamar Dias Duarte
Maurício Antonio Morbeck Curvo
Roberto Anselmo Rubert

Diretores Suplentes: 
Altamiro Alves Batista
Gelson Nunes Felfilli
Fabrício Hideo Dias Doi
Lúcio Borges


Conselho fiscal

Efetivos:
Manuel G. Martins
Ralph Rueda
Rômulo César Botelho

Suplentes:
Agnelo Bezerra Bonfim
João Garcia
Rafael José de Oliveira

 

       Conselhos representantes na Fiemt

       Efetivos:
       Carlos Antônio Borges Garcia
       Carlos Avalone Junior

       Suplentes:
       José Antônio de Mesquita
       Eduardo Leite de B. Oliveira