Seis distribuidoras respondem por 60% das reclamações da Central de Teleatendimento da ANEEL

Fonte: ANEELLevantamento realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) mostra que cerca de 60% das reclamações recebidas por sua Central de Teleatendimento (CTA), entre 31 de março de 2000 e 31 de março deste ano, são referentes aos serviços prestados por apenas seis das 64 distribuidoras do país: Cemig (Minas Gerais), Escelsa (Espírito Santo), CEB (Distrito Federal) e Coelba (Bahia), Light e Cerj (Rio de Janeiro). À exceção da CEB e da Escelsa, as outras quatro distribuidoras atendem a mais de 1 milhão de unidades consumidoras.
Os dados da CTA mostram ainda que Putinga, pequena concessionária que fornece energia elétrica para 1.240 unidades consumidoras em município homônimo, no Rio Grande do Sul, foi a única contra a qual não houve nenhuma queixa de consumidores. Putinga também aparece como a concessionária com melhor desempenho no grupo das 34 empresas que atendem menos de 400 mil consumidores. Neste grupo, a concessionária Celtins, de Tocantins, foi a que teve pior desempenho: 15,07 reclamações por 10 mil consumidores.
Entre as dez concessionárias que possuem mais de 400 mil e menos de 1 milhão de consumidores, o melhor resultado foi da Saelpa, distribuidora que fornece energia elétrica para 726.038 unidades consumidoras na Paraíba. O índice de queixas contra a empresa foi de 2,69 por cada 10 mil clientes. Neste grupo, a distribuidora contra a qual houve o maior número de reclamações foi a Escelsa, do Espírito Santo: 50,34 por grupo de 10 mil consumidores.
A CEEE, do Rio Grande do Sul, aparece no levantamento como a distribuidora que recebeu o menor número de reclamações entre as 16 companhias que atendem mais de 1 milhão de consumidores. O índice da distribuidora foi de 4,34 queixas por cada 10 mil clientes. Neste grupo, a Cerj, do Rio de Janeiro, foi a empresa que recebeu o maior número de reclamações: 26,99 por 10 mil consumidores.

MELHORIAS – A CTA da ANEEL funciona em Brasília, de segunda a sexta, das 7h às 22h, e, aos sábados, de 8h às 14h, pelo número 0800 612010. Atualmente recebe média de sete mil ligações diárias. Cerca de 70% das queixas recebidas são procedentes. O parâmetro de qualidade da ANEEL determina que as ligações sejam atendidas já no segundo toque do telefone, ou seja, em 10 segundos. A partir de junho deste ano, o serviço terá algumas novidades que trarão mais agilidade no atendimento. Está prevista a implementação do Sistema de Ouvidoria elaborado pela Universidade de São Paulo (USP), e desenvolvido pela ANEEL. Este sistema interliga, pela Internet, as ouvidorias da ANEEL, das agências estaduais e das concessionárias, que poderão consultar e resolver todos os processos que contém reclamações dos clientes.