Fonte: ANEEL
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, por meio do Despacho nº 3.164, de 29/11/2011, os Estudos de Viabilidade da Usina Hidrelétrica Sinop. Planejada para ser construída no rio Teles Pires, no estado do Mato Grosso, a usina terá uma potência instalada de 400 MW, com uma garantia física de aproximadamente 230 MWmed, dos quais, em torno de 20 MWmed, são benefícios indiretos estimados nas usinas localizadas a jusante da UHE Sinop, advindos da regularização proporcionada pelo reservatório. Esse benefício só é possível devido à capacidade de deplecionamento de seu reservatório em até 10 metros – característica raramente viabilizada em usinas hidrelétricas no Brasil atualmente.
Os estudos de viabilidade da UHE Sinop foram analisados pela ANEEL em 2010 e já estavam aptos a aprovação, aguardando apenas a conclusão do licenciamento ambiental pela Secretaria de Estado Meio Ambiente do Mato Grosso – SEMA e a publicação da Declaração de Reserva de Disponibilidade Hídrica (DRDH) pela Agência Nacional de Águas – ANA. A DRDH foi emitida pela ANA em outubro de 2011, e a Licença Prévia – LP apenas em agosto deste ano. Ainda em agosto, a ANA alterou a série de vazões da referida DRDH, o que demandou nova análise dos estudos antes da aprovação.
Com a aprovação desses estudos, essa energia poderá ser comercializada no próximo leilão de energia nova, que tem previsão de realização em 14/12/2012. O início da operação comercial da primeira unidade geradora está previsto para 2017. (HP/PG)