Geração distribuída cresce 200% ao ano

Em: 30/08/2018 às 08:10h por

Atualmente, mais de 51 mil unidades consumidoras são beneficiadas com a autoprodução de energia e a potência instalada é superior a 434 mil quilowatts (kW). Até 2026, a expectativa é que o número suba para 886 mil unidades consumidoras e cerca de 3.200 megawatts (MW) de potência instalada, quantidade comparável à potência instalada das usinas hidrelétricas de Santo Antônio ou de Jirau, no rio Madeira.

Os números são da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Desde 2012, o governo federal autoriza a geração distribuída por meio da Resolução Normativa 482/2012. Segundo a Aneel, o incentivo à modalidade, geralmente localizada próxima aos centros de carga e alimentada apenas com fontes renováveis, especialmente a fotovoltaica, é justificado pelos potenciais benefícios ao sistema elétrico como um todo: postergação de investimentos em expansão nos sistemas de distribuição e transmissão, baixo impacto ambiental, redução no carregamento das redes, redução de perdas e diversificação da matriz energética, entre outras vantagens.

Fonte: Valor Econômico