Distribuidoras reportam alta no consumo no 2º tri

Em: 22/08/2018 às 08:51h por

O consumo de energia continuou se recuperando no país entre abril e junho, apesar da greve dos caminhoneiros e do aprofundamento da crise econômica no período. A demanda por energia no país ainda está muito próxima dos níveis de 2015, antes do aprofundamento da recessão, mas os números indicam que o pior já ficou para trás.

Levantamento feito pelo Valor com os resultados das principais companhias de distribuição de energia do país mostra que houve crescimento de 3,2% no consumo total de energia das distribuidoras. No mercado cativo, na qual as distribuidoras recebem pela energia vendida e pelo serviço prestado, a alta no consumo foi de 1%. O volume total distribuído considera também os consumidores livres, que remuneram as concessionárias pelo uso da rede (a chamada tarifa fio), mas não pela energia comprada.

Nos últimos anos, as distribuidoras sofreram um golpe duplo. Ao mesmo tempo em que a crise pressionou o consumo de energia em todo o país, a migração de cada vez mais consumidores para o mercado livre também reduziu seu faturamento. Desde 2017, esse movimento se atenuou, e a retomada da economia tem ajudado na recuperação dos números das empresas do setor.

Fonte: Valor Econômico