Mudanças no mercado encabeçam lista de preocupações de investidores em PCHs

Mudanças no mercado encabeçam lista de preocupações de investidores em

Em: 20/08/2018 às 09:32h por

A questão ambiental é um tema recorrente na agenda dos empreendedores em pequenas centrais hidrelétricas, mas, na lista de prioridades, o que mais preocupa ultimamente são as mudanças propostas no modelo comercial do setor elétrico. Elas só rivalizam, provavelmente, com a reivindicação por maior espaço da fonte nos leilões de expansão da oferta de energia.

Para o presidente executivo da Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa, Ricardo Pigatto, a abertura do mercado – um dos pontos chave do novo modelo – sem a análise de causas e consequências pode dificultar a expansão dessas usinas. “A nossa pauta é que a transição seja feita de forma paulatina, e que efetivamente valorize as PCHs por tudo aquilo que elas trazem de bom ao sistema, o que já está reconhecido pelos próprios formuladores do novo modelo”, afirma Pigatto.

O executivo da Abragel acredita que há um grande caminho a percorrer no aperfeiçoamento do modelo de contratação de energia, mas acredita que a maior mudança deve ser feita na forma e no custo do financiamento da expansão do sistema.

Fonte: Canal Energia