Brasil é o 55º em liberdade de escolha do fornecedor de energia

Em: 20/08/2018 às 09:31h por

A nova versão do Ranking Internacional de Liberdade no Setor Elétrico, elaborado pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia, mostra o Brasil na 55a posição em termos de liberdade de escolha do fornecedor de energia elétrica. A lista tem 56 países, e o último colocado é a China.

No estudo comparativo da Abraceel, o Japão aparece na liderança da liberdade de escolha, seguido de Alemanha, Coreia do Sul, França e Reino Unido. Para o presidente executivo da associação, esses resultados só indicam como o país está atrasado em relação aos demais, inclusive países da América do Sul.

Os comercializadores defendem a abertura rápida do mercado livre, com o fim das restrições de acesso, mas a proposta de reestruturação do modelo que tramita na Câmara no projeto de lei 1917 prevê que essa abertura será gradual e vai acontecer para todo o segmento de alta e média tensão até 2026. Somente depois disso é que deve ser discutida a livre escolha no segmento de baixa tensão.

Fonte: Canal Energia