Elétricas preparam ida à bolsa após eleições

Em: 16/08/2018 às 10:34h por

A depender do resultado das eleições em outubro, várias empresas de energia, com destaque para as distribuidoras, devem acessar o mercado de capitais entre novembro e o início do ano que vem. O principal objetivo é levantar recursos para financiar aquisições importantes, mas há também operações que devem servir para viabilizar a saída de sócios.

Neoenergia, Equatorial, Light, Energisa e AES Tietê estão entre as companhias que avaliam operações de capitalização ou venda de participações em bolsa, segundo pessoas ouvidas pelo Valor. Com o segmento de distribuição de energia sendo consolidado em quatro grupos no país - Enel, Iberdrola, Energisa e Equatorial -, o caminho natural será acessar o mercado para financiar esse movimento, avalia um banqueiro de investimentos.

A Equatorial Energia não teve problemas em fazer a aquisição, no fim de julho, da Cepisa, distribuidora até então gerida pela Eletrobras e concessionária do Piauí, em uma transação que deve exigir aporte de no mínimo R$ 1 bilhão na área de concessão. No caso de uma nova aquisição semelhante, porém, a companhia avalia acessar o mercado e fazer um aumento de capital.

Fonte: Valor Econômico