Demanda por energia cresceu em setores mais afetados por greve de caminhoneiros

Demanda por energia cresceu em setores mais afetados por greve de cami

Em: 08/08/2018 às 08:48h por

Os setores da economia que sentiram mais os efeitos da greve dos caminhoneiros, em maio, tiveram aumento na demanda por energia em junho, segundo dados contabilizados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) obtidos com exclusividade pelo Valor.

A CCEE, responsável pelo gerenciamento da comercialização de energia elétrica no Brasil, apresenta mensalmente os dados de uso de energia divididos por segmento de consumo no ambiente de contratação livre, mercado no qual os grandes consumidores - como as principais indústrias do país - podem escolher de quem comprar energia.

Em maio, excluindo as cargas novas, resultantes da migração de novos clientes para o mercado livre, o consumo de energia caiu 2,3% na comparação com o mesmo período do ano passado, refletindo, em grande parte, os efeitos da greve dos caminhoneiros.

Em junho, o mercado livre teve queda de 0,6%, demonstrando uma leve recuperação em relação a maio. Segundo a CCEE, apesar da leve retração, a compensação no consumo dos setores mais afetados pela greve confirma a recuperação de alguns ramos da atividade, que sofreram quedas significativas em maio.

Fonte: Valor Econômico