Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Novo índice de eficiência energética irá retirar do mercado ar condicionados, refrigeradores e congeladores menos eficientes

Novo índice de eficiência energética irá retirar do mercado ar condici

Em: 07/08/2018 às 07:34h por

img

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu os novos índices de eciência energética para equipamentos eletrodomésticos usados nas residências e no comércio.

A expectativa é que, até 2030, a medida leve a uma redução no consumo de energia elétrica de 2.350 gigawatss-hora por ano (GWh/ano), o equivalente a uma geração de 564 megawatts (MW).

Pelos cálculos do MME, isso signica que o Brasil vai “ganhar” praticamente uma nova usina de Angra 1, com a economia de energia suciente para abastecer 700 mil residências durante um ano. Segundo o governo, a medida também trará ganhos econômicos.

A expectativa é de que, em 12 anos, sejam poupados cerca de R$ 455 milhões em investimentos na expansão do sistema elétrico, que seriam usados caso as novas regras não entrassem em vigor. Elas vão beneciar, ainda, o meio ambiente, com redução de emissão de 190 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

Fonte: Ambiente Energia