Vazões recuam e custo de operação continua curva ascendente

Em: 06/08/2018 às 08:54h por

A primeira revisão do Programa Mensal de Operação do mês de agosto apresentou uma previsão de crescimento da carga ao final do período de 3,3% ante a previsão inicial de expansão de 3%. Ao mesmo tempo os volumes esperados de vazões não apontaram tendência única, são esperados aumentos no Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste enquanto a curva é inversa nas duas outras regiões, quando comparados com as estimativas da semana passada.

Os volumes de energia natural afluente no SE/CO aumentaram levemente para 70% da média de longo termo ao fechamento de agosto. Esse nível é 2 pontos porcentuais acima do que era esperado sete dias atrás. No NE, o aumento é da mesma ordem, para 39% da média histórica. No Sul houve redução da previsão, de 68% para 65% e no Norte passou de 79% para 75% da MLT.

A demanda projetada para o fechamento do mês esta 0,3 p.p. mais elevada. O crescimento mais expressivo está justamente no maior submercado, o SE/CO com previsão de expansão de 4,6%, no Sul de 2,1%, no NE está em 3,6% e no Norte a única retração, 3,4% quando comparado ao fechamento do mesmo mês de 2017.

Fonte: Canal Energia