Consumo de energia tem aumento de 8,6% em fevereiro, diz EPE

Em: 27/03/2014 às 13:43h por G1

img

O consumo de energia elétrica no país em fevereiro foi de 41.403 gigawatts-hora (GWh), aumento de 8,6% em relação ao mesmo mês do ano passado, informou nesta quinta-feira (27) a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). No acumulado do primeiro bimestre, a alta no consumo é de 6,8% sobre igual período de 2013.

“O aumento da posse de condicionadores de ar conjugado à intensificação do seu uso nas residências e nos estabelecimentos comerciais, por conta do forte calor, explicam as elevações observadas no consumo residencial e comercial de eletricidade”, diz resenha divulgada pela EPE.

O setor de comércio e serviços foi o que registrou a maior alta no consumo no mês passado: 16,6%. Entre as residências, o consumo de energia elétrica subiu 13,3% na comparação com fevereiro de 2013. Na indústria, houve aumento de 1,4% no consumo, segundo a EPE.

“No que tange à atividade industrial, o ritmo ainda segue enfraquecido, principalmente nos setores eletrointensivos, como o de produção de alumínio e a indústria química. Descontando-se o efeito da queda no segmento de metalurgia do alumínio, o crescimento do consumo industrial teria sido 3,5% em relação a fevereiro de 2013”, diz a resenha.