Usinas têm alta de 45% na receita para bancar melhorias e outorga

Em: 18/07/2018 às 08:37h por

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem o aumento de 45,52% da receita das hidrelétricas enquadradas no regime de cotas. A decisão, que impactará no custo de aquisição da energia produzida pelas usinas, terá reflexo nas contas de luz dos consumidores finais com o aumento de até 3,86% da tarifa - em média, haverá uma alta de 1,54%.

"O impacto tarifário para o consumidor muda de acordo com as datas dos reajustes anuais e também com o volume de energia de cotas contratado por cada distribuidora", disse o relator do processo aprovado pela diretoria da Aneel, o diretor Sandoval Feitosa.

O novo custo da energia produzida pelas usinas sob o regime de cotas valerá para o período de 1º de julho de 2018 a 30 de junho de 2019. De acordo com Feitosa, o ciclo anterior (2017/2018) rendeu uma Receita Anual de Geração (RAG) de R$ 5,459 bilhões para as usinas e, agora, saltará para R$ 7,944 bilhões para bancar melhorias e pagamento de outorga cobrada em leilão.

Fonte: Valor Econômico