Eletrobras pretende cobrar da União perdas com privatização

Em: 17/07/2018 às 08:48h por

Praticamente sem escolha a não ser continuar operando as distribuidoras deficitárias do Norte e Nordeste até o fim do ano, a Eletrobras deve cobrar da União, na data em que devolver definitivamente as concessões, um ressarcimento do prejuízo apurado no período de "designação".

Segundo a própria Eletrobras, entre julho de 2016 e março deste ano, as seis empresas já causaram perdas da ordem de R$ 5 bilhões à estatal. Com o provável adiamento do período de designação até dezembro, o prejuízo deve crescer, a despeito da exigência dos acionistas de que a remuneração recebida pela estatal para operar as distribuidoras seja readequada.

A estatal estima que o déficit de caixa das distribuidoras até julho, quando termina o prazo atual da designação, é de R$ 5,8 bilhões. Para o período de agosto e dezembro, as projeções de déficit de caixa vão de R$ 1,8 bilhão a R$ 3,2 bilhões, caso não se tenha recursos de encargos setoriais para serem injetados nas distribuidoras.

Fonte: Valor Econômico