EPE propõe discussão sobre os impactos dos recursos energéticos distribuídos

EPE propõe discussão sobre os impactos dos recursos energéticos distri

Em: 17/07/2018 às 08:48h por

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgou uma nota técnica com objetivo de alertar a sociedade em relação às transformações pelas quais os mercados de energia elétrica do mundo vêm passando e buscar soluções para lidar com elas no Brasil.

Segundo a EPE, os Recursos Energéticos Distribuídos (RED) têm apresentado potencial disruptivo no setor energético mundial, pois altera o fluxo tradicional geração >transmissão> distribuição> consumo. Ao alterar esse fluxo, os REDs introduzem maior incerteza sobre a demanda e a matriz elétrica futura.

Os REDs são definidos como tecnologias de geração e/ou armazenamento de energia elétrica, localizados dentro dos limites da área de uma determinada concessionária de distribuição. Os RED contemplam: geração distribuída; armazenamento de energia; veículos elétricos e estrutura de recarga; eficiência energética; e gerenciamento pelo lado da demanda.

Fonte: Canal Energia