Energia renovável terá o primeiro Arranjo Produtivo Local do Brasil

Em: 28/06/2018 às 09:11h por

O subsecretário de Energia Renováveis da Secretaria de Energia e Mineração de São Paulo, Antonio Celso de Abreu Jr, participou nesta segunda-feira, 25 de junho, na sede do Ciesp de Sorocaba, do lançamento do primeiro Arranjo Produtivo Local (APL) voltado para as energias eólica e solar.

A formalização deve acontecer em agosto com a constituição da instituição privada.

O objetivo desse novo APL é reunir as empresas de Sorocaba no setor de renováveis e reforçar a articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

Sorocaba é um dos principais polos de empresas multinacionais voltadas para os setores de energia eólica e solar, além de toda uma cadeia produtiva de componentes.

Cerca de 25 empresas da cidade irão fazer parte do APL, entre elas estão a Canadian, uma das maiores do mundo na produção de painéis fotovoltaicos, a Wobben Windpower, que produz componentes e aerogeradores, e a Tecsis fabricante de pás eólicas, ambas do setor de energia eólica, como também a Prysmian que produz cabos e ABB fabricante de componentes e sistemas.

Fonte: Ambiente Energia