Mudança na regras para a transmissão em corrente continua entra em audiência pública

Mudança na regras para a transmissão em corrente continua entra em aud

Em: 28/06/2018 às 09:09h por

A Análise de Impacto Regulatório de intervenções propostas pela Aneel na regulação do serviço de transmissão de energia elétrica em corrente contínua ficará em discussão de 2 de julho a 16 de agosto. A agência reguladora apresenta no relatório quatro opções de tratamento para a questão, sendo uma delas a de manter as regras atuais.

A alternativa sugerida, no entanto, é a de adotar nova composição das instalações de transmissão em arranjo bipolo; adequar os requisitos mínimos de manutenções e os fatores K para esse tipo de instalação; estabelecer franquia anual de isenção de Parcela Variável e definir nova fórmula para cálculo dessa parcela para as estações conversoras.

A explicação da Aneel é que essa proposta leva em conta os critérios estabelecidos nos contratos de concessão para as estações conversoras das linha de transmissão em corrente continua e está de acordo com protocolos internacionais utilizados usado avaliação do desempenho operacional dessas instalações.

A discussão do AIR é a primeira etapa da audiência pública aberta pela Aneel. A agência vai abrir posteriormente uma segunda etapa para debater qual será a opção escolhida e seus aperfeiçoamentos. A análise atual já é um desdobramento de consulta publica realizada no ano passado.

Fonte: Canal Energia