Passivo no MCP pode chegar a R$ 12 bilhões ao final de 2018

Em: 14/06/2018 às 08:31h por

A atual estimativa do passivo em aberto na liquidação financeira do mercado de curto prazo para dezembro está entre R$ 10 e R$ 12 bilhões. Caso não haja solução para esse imbróglio, essa é a tendência que a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica projeta para os próximos meses já que o setor elétrico passa pelo período de elevação natural do Preço de Liquidação das Diferenças por entrar no período seco.

“Se não acontecer nada daqui até o final do ano esse valor em aberto ficará entre R$ 10 e R$ 12 bilhões com o cenário de hoje”, afirmou o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Rui Altieri Silva, após sua participação no segundo dia do Brasil Solar Power 2018, nesta quarta-feira, 13 de junho, realizado no Rio de Janeiro.

De acordo com a mais recente operação do MCP, realizada na semana passada, referente a abril de 2018, foram contabilizados R$ 8 bilhões e liquidados apenas R$ 840 milhões. Do valor não pago, R$ 6,17 bilhões (77%) estão relacionados com liminares de risco hidrológico (GSF) no mercado livre e R$ 1 bilhão representa a inadimplência da liquidação. Esse valor na inadimplência propriamente dita está concentrada em duas distribuidoras, a Ceron que está em processo de privatização da Eletrobras e a CEB, concessionária do Distrito Federal.

Fonte: Canal Energia