BNDES lança modelo para novos planos de geração

Em: 24/05/2018 às 11:50h por

O BNDES está inaugurando uma nova forma de financiar projetos de geração elétrica, que contempla a previsão de receitas provenientes da comercialização de energia no mercado livre, onde os contratos de venda de eletricidade têm prazos mais curtos, na maioria de até quatro anos.

Para isso, o banco de fomento adotou critérios específicos com base em valores do PLD (Preço de Liquidação das Diferenças) para estruturar operações de financiamento que levem em conta o perfil e as características do ambiente livre. A medida é inovadora, pois os financiamentos do BNDES a grandes projetos de geração são, em geral, lastreados em contratos de longo prazo, de até 20 anos, firmados entre geradores e distribuidoras em leilões promovidos pelo governo, no chamado mercado regulado.

"Introduzimos um novo conceito, que é o de trabalhar com preços de PLD de energia elétrica. Fizemos análise do histórico do valor de PLD nos diferentes segmentos do setor e adotamos um PLD mínimo de R$ 40,00/MW/hora, e um PLD de suporte de R$ 90,00/MW/hora, em 2018, para alavancagem de projeto com Índice de Cobertura do Serviço da Dívida (ICSD) de 1,3", afirma a superintendente da área de energia do BNDES, Carla Primavera, explicando detalhes da estrutura de financiamento. O ICSD é um indicador que expressa a capacidade de pagamento do projeto.

Com esse nível de PLD, o BNDES atenderá a projetos de maior escala, de empresas que participam da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O modelo permitirá financiar projetos combinando receitas vindas de todos os ambientes de comercialização de energia: do mercado livre, do mercado de curto prazo (onde a geração é vendida pelo preço spot) e do mercado regulado, de longo prazo. Mas não necessariamente as três combinações precisam estar presentes no mesmo projeto. "Podemos vir a estruturar uma operação de mercado de curto prazo, com a de mercado livre; ou uma operação de mercado regulado com mercado livre", diz Carla, disposta a contemplar todos os geradores que sejam potencialmente clientes do banco.

Fonte: Valor Econômico