Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Minas e Energia cobra plano para redução das contas de luz

Minas e Energia cobra plano para redução das contas de luz

Em: 26/04/2018 às 09:16h por

O ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, convocou todas as autoridades do setor elétrico para cobrar um plano de redução das contas de luz. A ideia é fazer um corte em subsídios cruzados que encarecem as tarifas. Ainda não existe um plano bem definido, mas a diretriz será apresentada em reunião amanhã no ministério, às 11h.

Foram chamadas as diretorias da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Moreira Franco não quer nenhuma redução a fórceps, pretende respeitar plenamente as regras do setor e acha que existem ineficiências em contas setoriais que podem ser eliminadas. Mesmo assim, a convocação gerou ruído e apreensão entre algumas autoridades. Houve, de imediato, lembranças dos estragos causados pela MP 579 - a medida provisória assinada pela ex-presidente Dilma Rousseff, em 2012.

O plano de Dilma provocou uma queda de 20% nas tarifas, mas depois houve uma sucessão de aumentos que corroeram totalmente os objetivos iniciais. Só em 2015, por exemplo, houve alta acima de 50% na maioria das distribuidoras de energia.

Fonte: Valor Econômico