Meta é ocupar Fortaleza com 10% de painéis solares

Em: 12/04/2018 às 08:47h por

Ocupar 10% da Cidade com painéis solares, além de tornar Fortaleza autossuficiente em energia até 2040, ganhando 20% de eficiência energética até o período. Esta meta foi lançada ontem, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), junto com a criação do Comitê de Energia do Plano Fortaleza 2040.

O uso de energias renováveis e a eficiência energética serão incluídas no novo Plano Diretor do Município. As medidas reduzem gastos para o Município. A Iluminação pública em Fortaleza custou aos cofres do município R$ 7 milhões por mês em 2017, sendo o consumo mensal de energia dos prédios públicos cerca de R$ 4 milhões.
Para Alfredo Serejo, coordenador especial de Iluminação Pública do Município e presidente do Comitê de Energia, o objetivo é articular público e privado de forma a desenvolver plano de energia para Fortaleza.
O que existe de iniciativas nesse sentido ainda são projetos pilotos, a exemplo da Escola de Tempo Integral (ETI) Professor Alexandre Rodrigues de Albuquerque, inaugurada em março no bairro Siqueira, que utiliza placas fotovoltaicas para produção da própria energia.

Segundo Alfredo, também está nos planos a criação de um Fundo Municipal de incentivo à eficiência energética, a exemplo do que já existe no Estado.

Fonte: O Povo