Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Novo modelo estimula eficiência energética

Novo modelo estimula eficiência energética

Em: 11/04/2018 às 08:33h por

As alterações previstas na forma de cobrança da energia elétrica devem estimular a adoção de medidas de eficiência energética na indústria. Especialistas acreditam que a introdução gradual da tarifa branca pode evitar distorções e aferir maior responsabilidade individual ao desperdício.
“A reforma setorial e as privatizações abrem mercado para a eficiência energética”, declarou o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), Alexandre Moana, em apresentação a jornalistas.

A tarifa branca prevê três faixas de cobrança em que a energia é mais cara em horários de maior demanda. A modalidade está disponível desde 1º janeiro para consumo superior a 500 quilowatts-hora (kWh) por mês. Em 2019, atenderá quem consome acima de 250 kWh/mês e todos os demais consumidores em 2020.
“Ocorreu uma mudança ideológica após o impeachment [de Dilma Rousseff] em direção a um mercado mais livre. Isso traz mais transparência. Com os subsídios cruzados diminuindo, sem formas artificiais de controle, o desperdício é melhor mensurado. A cobrança é mais justa e não bancaremos o desperdício dos outros”, afirmou Moana.

Fonte: DCI