Energisa lança oferta pelo controle da Eletropaulo

Em: 06/04/2018 às 08:35h por

A Energisa saiu na frente no que deve ser uma disputa intensa pelo controle da Eletropaulo. O conselho de administração da companhia, controlada pela família Botelho, aprovou a realização de uma oferta pública (OPA) voluntária para aquisição do controle da Eletropaulo, ao preço de R$ 19,38 por ação ordinária, avaliando a distribuidora paulista em R$ 3,24 bilhões. Ontem, as ações da Eletropaulo fecharam com alta de 4,73%, a R$ 19,25.

Caso a oferta seja bem-sucedida e a Energisa consiga o controle da Eletropaulo, a empresa se compromete a fazer um aumento de capital na distribuidora paulista no valor de, no mínimo, R$ 1 bilhão, para melhorar sua estrutura de capital e reduzir o endividamento. Para fazer frente aos recursos, a Energisa prevê a contratação de instituições financeiras para coordenar uma oferta pública de distribuição de Units, lastreadas em ações ordinárias e preferenciais a serem emitidas pela companhia, por meio de um aumento de capital a ser realizado no Brasil e nos Estados Unidos.

A oferta da Energisa diverge dos planos do conselho da Eletropaulo, que estava perto de anunciar uma emissão primária de ações no valor de até R$ 1,5 bilhão, a fim de levantar recursos para melhorar a estrutura financeira da companhia. A operação seria acompanhada por uma oferta secundária, na qual a americana AES pretendia se desfazer de sua fatia de 16,83% na distribuidora de energia.

Fonte: Valor Econômico