Preços são desafiadores até mesmo para quem comemorou o resultado do A-4

Preços são desafiadores até mesmo para quem comemorou o resultado do A

Em: 06/04/2018 às 08:34h por

Os preços do leilão A-4 desta última quarta-feira, 4 de abril, dividiram as opiniões de representantes das diferentes fontes que participaram do certame. Mesmo para quem comemorou o resultado, como o segmento de energia solar fotovoltaica, os valores de contratação representam um grande desafio para os empreendedores.

No certame foram negociados 298,7 MW médios de energia de empreendimentos com pouco mais de 1 GW em capacidade instalada, para entrega a partir de 2022. O preço médio de venda ficou em R$ 124,75 por MWh, com deságio médio de 59,07% em relação aos preços de referência. Os valores foram os mais baixos já registrados para as fonte eólica, que vendeu energia a R$ 67,60/MWh (73,5% de deságio), e solar ,que teve preço médio de R$ 118,07/MWh (62,16% de deságio).

O presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, Rodrigo Sauaia, disse que o segmento avaliou o resultado como positivo do ponto de vista de volume contratado, e que ele representa um avanço importante para a continuidade de contratação desse tipo de empreendimento. “Esse volume era especialmente importante para a fonte”, destacou Sauaia. Foram contratados aproximadamente 806,5 MW de energia a ser injetada, o que equivale a 1.032 MW em potência pico.

Fonte: Canal Energia