Fontes renováveis adicionaram 167 GW em nova capacidade, aponta Irena

Em: 06/04/2018 às 08:34h por

A capacidade de geração renovável global aumentou em 167 GW no ano de 2017. No fechamento de dezembro alcançou um total de 2,2 TW de capacidade instalada em todo o mundo. De acordo com dados divulgados pela Agência Internacional de Energia Renovável (Irena, na sigla em inglês), esse volume representa um crescimento anual de cerca de 8,3%, exatamente a média de sete anos seguidos.

A avaliação do diretor-geral da Irena, Adnan Z. Amin, é de que esses dados confirmam que a transição energética global continua avançando em ritmo acelerado, graças à rápida queda dos preços, às melhorias tecnológicas e a um ambiente político cada vez mais favorável. E que as fontes renováveis são encaradas como a solução para países que buscam apoiar o crescimento econômico e a criação de empregos, assim como para aqueles que buscam limitar as emissões de carbono, ampliar o acesso à energia, reduzir a poluição do ar e melhorar a segurança energética.

A energia solar fotovoltaica, continuou a Irena, cresceu 32% em 2017, seguida pela energia eólica, que cresceu 10%, que apresentaram reduções substanciais do custo nivelado da eletricidade (LCOE, na sigla em ingles). O índice para a energia solar foi de uma queda de 73% e a para a eólica onshore de quase 25%, entre 2010 e 2017. Ambas as tecnologias, ressaltou a Irena, estão dentro da faixa de custo da energia gerada por combustíveis fósseis.

Fonte: Canal Energia