Leilão A-4 movimenta R$ 6,7 bilhões

Em: 05/04/2018 às 09:28h por

O leilão de energia promovido pelo governo nesta quarta-feira (04) mostrou mais uma vez o apetite dos investidores neste setor no Brasil. O montante movimentado no certame atingiu aproximadamente R$ 6,7 bilhões.

O 27º Leilão de Energia Nova A-4 – que negociará o insumo a ser fornecido daqui a quatro anos – foi operacionalizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), por meio de sistema eletrônico.

O certame fechou a contratação de 1 gigawatt em novas usinas de geração, após cerca de duas horas e meia de acirrada disputa entre investidores, o que levou o preço médio final de compra da produção futura dos empreendimentos a um patamar 59% inferior aos valores máximos propostos para o certame.

Os projetos, que precisarão entrar em operação até janeiro de 2022, deverão receber investimentos de cerca de R$ 5,3 bilhões, segundo a CCEE.

Usinas eólicas e solares registraram o menor valor final de venda da energia já visto nas licitações realizadas pelo País. As solares, que responderam pela maior parte da contratação, com 806,6 megawatts em capacidade, praticaram preços entre R$ 117 e R$ 118, contra um recorde anterior de R$ 143,50, registrado no final do ano passado. O resultado representou deságio de cerca de 60%.

Fonte: DCI