Única: contratação de biomassa foi tímida

Em: 05/04/2018 às 09:25h por

O Leilão de Compra de Energia Elétrica Proveniente de Novos Empreendimentos de Geração, denominado “A-4”, e promovido nesta quarta-feira, 04 de abril, pela Agência Nacional de Energia Elétrica, teve a participação de empreendimentos hidrelétricos e de geração a partir das fontes biomassa, eólica e solar fotovoltaica.

O preço inicial para a biomassa era de R$ 329/MWh e, ao fim do certame, ficou em R$ 198,94/MWh, representando um deságio de 39,5%. A fonte comercializou apenas dois empreendimentos, com início de entrega de energia a partir de janeiro de 2022 em contratos que terão 20 anos de duração. A energia fotovoltaica respondeu pela maior parte do volume contratado (74%), seguida da fonte eólica (11%), pequenas hidrelétricas (PCH e CGH), com 10%, e biomassa (6%).

Para Zilmar Souza, gerente em Bioeletricidade da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Única), é preciso manter esforços para a bioeletricidade sucroenergética, promovendo uma diversificação maior de fontes nos leilões. No A-4 do ano passado, a biomassa cadastrou 42 projetos e comercializou apenas um. O leilão A-4/2017 foi também dominado pela fonte fotovoltaica, que respondeu por 76% do volume comercializado. No A-4 deste ano, a biomassa cadastrou 28 projetos.

Fonte: Paranoá Energia