Chuvas decepcionam no começo do ano, mas abastecimento não corre risco

Em: 26/03/2018 às 10:02h por

O fornecimento de energia no Brasil este ano não corre risco, segundo os órgãos de planejamento energético do governo, mas a recuperação dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas não se deu conforme o esperado ao longo do período chuvoso do ano, principalmente no Nordeste.

Os lagos das usinas do Nordeste fecharão o período chuvoso com estoque superior em relação a 2017, mas ainda em situação crítica, disse Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo. Apesar da melhora nas chuvas, os reservatórios da região estão com cerca de 33% da capacidade instalada, ante 21% em março de 2017.
Segundo Carlos Caminada, diretor de inteligência e risco da comercializadora Ecom Energia, no Sudeste/Centro-Oeste, as chuvas foram em torno de 20% inferiores ao esperado, com o agravante de não ter chovido nas cabeceiras dos rios. "Vai ser difícil manter os reservatórios agora, porque as vazões vão começar a cair", disse, lembrando que o modelo de preços está muito volátil.

Fonte: Valor Econômico