Novo leilão de portos inclui Tecon em Suape

Em: 19/03/2018 às 09:19h por

Na tentativa de desovar mais projetos de infraestrutura ainda neste ano, o governo pretende anunciar hoje um novo leilão de portos, para atrair investimentos de R$ 1,3 bilhão. O aval à licitação será dado em reunião no Palácio do Planalto, esta tarde, do conselho de ministros do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
Serão oferecidos sete terminais portuários. A intenção do governo é organizar o certame entre outubro e dezembro. Os contratos de arrendamento vão ter de 25 a 35 anos de duração.

O cardápio inclui três terminais de graneis líquidos em Cabedelo (PB), dois terminais do mesmo tipo em Santos (SP) e dois em Suape (PE) - um de contêineres e outro voltado à movimentação de veículos. Apenas o terminal de contêineres é totalmente novo, ou "greenfield", conforme se diz no jargão do mercado.
O Tecon 2 de Suape deverá processar entre 1 milhão e 1,2 milhão de TEUs (unidade de medida equivalente a 20 pés) por ano, praticamente triplicando a capacidade atual do porto pernambucano, a partir da construção de novos cais e berços de atracação dos navios, além de uma retroárea superior a 200 mil m².

Fonte: Valor Econômico