Governo repete preços para o leilão A-4 de 2018 e associações aprovam medida

Governo repete preços para o leilão A-4 de 2018 e associações aprovam

Em: 06/03/2018 às 10:48h por

img

Os preços tetos do próximo leilão de geração de energia elétrica, previsto para ocorrer em 4 de abril (A-4) em São Paulo, estão muito próximos, em alguns casos até iguais, aos praticados no último leilão do tipo em 2017. Naquela ocasião, a competição entre os agentes derrubou as cotações pela metade, porém, a sinalização de mercado não foi suficiente para alterar os cálculos da equipe do Ministério de Minas e Energia (MME).

A Agência CanalEnergia analisou os preços com base nos dados oficiais disponíveis. Neste ano, o preço da energia solar está em R$ 312/MWh contra R$ 329/MWh em 2017. A fonte, contudo, dominou o leilão do ano passado ao praticar um preço médio de R$ 145,68/MWh.

“O que levou o Governo a divulgar esse preço, na nossa avaliação, é que não houve uma mudança significativa na metodologia de cálculo do preço teto frente ao leilão anterior de 2017”, disse Rodrigo Lopes Sauaia, presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Fonte: Canal Energia