Estudo propõe um novo modelo para economia de energia

Em: 02/02/2018 às 10:18h por

img

O Brasil corre o risco de não alcançar a meta de economia de energia elétrica traçada para 2030 - redução de 10% do consumo projetado em 2010 para aquele ano, ou uma redução acumulada anualmente de 0,6% - e que compõe a meta de redução de emissões de gases de efeito estufa de 43% até 2030, apresentada na Conferência Mundial do Clima em Paris, em 2015 (COP-21).

O diagnóstico faz parte de estudo feito no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP) e que propõe um novo modelo para aumentar os níveis de eficiência energética do país, com potencial para o alcance do objetivo definido pelo governo.

De acordo com cálculos do estudo, o programa de eficiência energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE-Aneel), em que as distribuidoras aplicam compulsoriamente 0,5% da receita anual líquida em projetos de uso racional de energia, alcança apenas 0,08% de economia de energia ao ano. Considerando a média simples das 15 maiores distribuidoras do país, o resultado é de 0,11% ao ano, ainda longe dos 0,6% anuais definidos pelo governo.

"Se continuarmos com essas metas que estão sendo atingidas por esse programa, em média, não vamos chegar ao compromisso firmado", explica o pesquisador do IEE-USP Rinaldo Caldeira, autor de tese de doutorado concluída em 2017 e que sugere a adoção no Brasil de um modelo de títulos de eficiência energética, chamado de "White Certificates". O trabalho, entregue à Aneel, também foi transformado em livro.

Fonte: Valor Econômico