Nova estatal vai desenvolver projetos de usinas binacionais

Em: 02/02/2018 às 10:18h por

A nova estatal que será criada com os ativos da Eletrobras que não podem ser privatizados - Itaipu e Eletronuclear - deve se transformar em uma empresa para desenvolver projetos de hidrelétricas binacionais, disse o ministro de Minas e Energia Fernando Coelho Filho, em entrevista ao Valor. Ele citou como exemplos projetos já discutidos no passado, mas que não avançaram, como as usinas binacionais com a Bolívia e a Argentina.

Para isso, porém, será necessário resolver como será feita a cisão dos ativos para formar a nova empresa. O projeto de privatização enviado pelo governo ao Congresso diz que a União ficará autorizada a criar uma nova empresa para administrar a Eletronuclear e manter o acordo de Itaipu com o Paraguai. Assim como a Eletrobras, a nova empresa deve ser uma sociedade de economia mista, com participação privada e ações negociadas na bolsa. Na exposição de motivos anexada ao projeto de lei, porém, o governo diz que a criação dessa estatal é uma "sugestão" ao Legislativo.

Nesse cenário da criação da nova empresa, o Valor apurou que uma das ideias é que, em um primeiro momento, a nova empresa estatal terá a mesma estrutura societária que a Eletrobras depois da cisão. Depois disso, existe a possibilidade de haver uma troca de ações, de forma que ela se torne 100% estatal.

Fonte: Valor Econômico