Falta de chuvas deixou rombo de R$ 4,4 bi que irá para conta de luz

Em: 02/02/2018 às 10:18h por

A falta de chuvas que fez baixar o nível dos reservatórios das hidrelétricas no ano passado provocou, em 2017, um rombo de R$ 4,4 bilhões na conta que concentra a arrecadação das bandeiras tarifárias (cobrança excedente quando os reservatórios estão baixos e é necessário ligar as térmicas). Esse déficit deve ser responsável, sozinho, por um aumento médio de oito pontos percentuais nos reajustes das contas de luz dos clientes de distribuidoras que passarão por revisões tarifárias no primeiro semestre. Os cálculos do impacto são da TR Soluções, empresa especializada em tarifas de energia.

No ano passado, os consumidores pagaram R$ 6,14 bilhões a mais nas contas de luz, devido à cobrança da bandeira tarifária, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Mesmo assim, o valor arrecadado não foi suficiente para cobrir todo o custo extra decorrente da geração de energia por meio de usinas termelétricas. Além de mais poluentes, são mais caras e precisam ser acionadas quando chove pouco. Com isso, o déficit na conta das bandeiras tarifárias chegou a R$ 4,4 bilhões em 2017. Esse valor também é incluído na conta de luz, o que ocorre por meio dos reajustes anuais das tarifas das concessionárias.

O reajuste da Light acontece em março, mas não há estimativa oficial sobre o índice. Já para a Enel Distribuição Rio (ex-Ampla), a Aneel propôs aumento de 17,9% — o resultado oficial também sairá em março.

Fonte: O Globo