Viracopos adota tecnologia de vidros fotovoltaicos

Em: 12/03/2014 às 13:15h por Jornal da Energia

A ampliação do Aeroporto Internacional de Campinas – Viracopos, contará com a instalação de vidros fotovoltaicos, que formarão 33 claraboias no teto do terminal, gerando uma capacidade instalada de 117kWp, em uma área de cerca de 33 mil m². A conclusão da área que receberá os vidros está prevista para maio deste ano.

A tecnologia será fornecida pela empresa americana Onyx Solar, e compreende 4,1 mil unidades de vidro isolante semitransparente. Com o projeto, Viracopos passa a ser o maior contrato da companhia na América do Sul.

Entre os benefícios da implantação, a Onyx aponta o aproveitamento de iluminação natural solar e controle, isolação térmica e sonora, autoprodução de energia, bem como um design inovador.

Responsável pelas obras, o Consórcio Construtor de Viracopos (CCV) informou que a escolha da empresa fornecedora atendeu requisitos de preço e qualidade, mas preferiu não revelar o valor do contrato. Já a opção pela tecnologia, foi pelo aumento dos ganhos energéticos.

“A energia gerada por estes equipamentos ajudará a abastecer o novo terminal de passageiros de Viracopos. Além disso, trata-se de uma fonte de energia limpa, o que reduz os danos ao meio ambiente”, contou o CCV em