CCEE evita falar em paralisação do mercado mesmo com demora na solução do GSF

CCEE evita falar em paralisação do mercado mesmo com demora na solução

Em: 09/01/2018 às 10:37h por

O mercado de energia elétrica ficou frustrado com o adiamento da solução para o risco hidrológico (GSF) para 2018, uma vez que o Ministério de Minas e Energia sinalizava para a publicação de uma Medida Provisória ainda em 2017, disse o presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Rui Altieri.
“Para o mercado como um todo foi uma frustração ter saído a MP da Eletrobras e não ter saído a do GSF, porque havia uma expectativa muito grande de normalização do mercado”, disse o executivo em entrevista à Agência CanalEnergia. A MP 814 foi publicada no dia 28 de dezembro, sendo um dos objetivos abrir caminho para a privatização da Eletrobras.
Questionado sobre uma eventual paralisação das liquidações, Altieri reforçou o que vem falando em outras entrevistas, que a CCEE tem trabalhado para manter o funcionamento do mercado de energia, mas reconheceu que a cada mês a situação está ficando cada vez mais difícil. “As dificuldades são crescentes, mas no que depender da CCEE, vamos fazer de tudo para manter o mercado operando.”

Na próxima quarta-feira, 10 de janeiro, será divulgado o resultado da liquidação do mercado de curto prazo de energia referente a novembro. Altieri não pode antecipar os dados, mas disse que a cifra envolvendo a judicialização do GSF certamente irá aumentar bastante. Na liquidação referente a outubro, a cifra de R$ 5,61 bilhões relacionado a liminares do GSF representou 57% dos valores contabilizados.
“Esses números que estamos vivenciando nos últimos anos são muitos desagradáveis”, lamentou o executivo. “Não sei porque não saiu a MP, a informação que tenho é que houve dificuldades na Casa Civil, mas não tenho a informação do que realmente impediu a publicação”, completou.

ontabilizada considerando a queda da liminar que protegia os associados da Associação Brasileira de Geradores de Energia Limpa (Abragel). Isso vai permitir um repasse maior de recursos para os agentes credores.
GSF máximo de 93% em 2018Durante a última reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), realizada no dia 4 de janeiro, a CCEE apresentou um estudo estatístico estimando os limites mínimos e máximos que o GSF poderia atingir em 2018. O GSF mínimo esperado para este ano é de 71,7% e o máximo é de 93,6%.

Fonte: Canal Energia