Documentário destaca desafios do sistema elétrico com mudanças climáticas

Documentário destaca desafios do sistema elétrico com mudanças climáti

Em: 27/11/2017 às 13:33h por

Os desafios do sistema elétrico brasileiro para lidar com as consequências do aquecimento global são o tema do documentário “Ameaças do Céu”, lançado essa semana em Brasília. O filme resultante de parceria entre ISA CTEEP e AES Eletropaulo mostra um retrato dos prejuízos causados pelo aumento das tempestades e da incidência de raios sobre as redes de transmissão e de distribuição de energia, cada vez mais frequentes nas grandes cidades do país.

“A gente conduziu a narrativa a partir de acontecimentos reais”, afirma a cineasta e jornalista Iara Cardoso. Ela é roteirista e diretora do média metragem de 52 minutos, produzido pela Storm Comunicação e exibido na sede da Eletronorte na última terça-feira, 21 de novembro.

Iara explica que ao falar dos desafios da transmissão e da distribuição de energia elétrica, dentro do contexto das mudanças climáticas, buscou fazer isso de forma atrativa, misturando entretenimento e coerência. Ela destacou, nessa busca, o papel fundamental do Operador Nacional do Sistema Elétrico. “O ONS abriu as portas para que a gente pudesse gravar uma simulação, que foi a primeira simulação de como o sistema integrado nacional enfrenta os desafios do clima”, conta a cineasta.

Estudos do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat/Inpe) apontam para o aumento da ocorrência de tempestades severas no Brasil na última década, principalmente nas grandes cidades, como consequência do aquecimento global. Em estudo publicado no mês passado na revista American Journal of Climate Change, o Elat estima que incidência de raios na região Sudeste deve aumentar 80% na primeira metade do século.

Fonte: Canal Energia