CCEE: PLD é fixado em R$ 481,66/MWh em todos os submercados

Em: 13/11/2017 às 09:30h por

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE informa que o Preço de Liquidação das Diferenças – PLD para o período entre 11 e 17 de novembro passou de R$ 483,21/MWh para R$ 481,66/MWh nos submercados Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, ficando praticamente estável. Os preços permanecem equalizados entre todos os submercados, uma vez que os limites de intercâmbio entre eles não foram atingidos em nenhum patamar de carga.

Houve piora na previsão de afluências para o Sistema, ao longo de novembro, com ENAs passando de 92% para 88% da Média de Longo Termo – MLT. A redução é esperada no Sudeste (de 97% para 96% da MLT) e no Sul (de 131% para 114%). No Nordeste (de 20% para 22%) e, principalmente no Norte (de 42% para 50%), houve melhora na expectativa de afluências para o período.
Já a carga esperada para o Sistema, nos próximos sete dias, deve ficar em torno de 850 MWmédios mais baixa, redução prevista no Sudeste (-700 MWmédios) e no Nordeste (-150 MWmédios). Nos submercados Sul e Norte, a carga permanece inalterada frente à última previsão.

Os níveis dos reservatórios do Sistema elevaram-se cerca de 1.400 MWmédios quando comparados à previsão da semana anterior. As elevações foram verificadas em todos os submercados, exceto no Nordeste (-50 MWmédios). Os níveis subiram no Sudeste (+610 MWmédios), Sul (+645 MWmédios) e Norte (+205 MWmédios).
O fator de ajuste do MRE previsto para novembro foi revisto de 68% para 66,2%. A previsão de Encargos de Serviços do Sistema – ESS para o período é de R$ 21,5 milhões, sendo R$ 16 milhões referentes à segurança energética.

Já os custos decorrentes do descolamento entre o CMO e o PLD, que remuneram as usinas que são despachadas por ordem de mérito e estão acima do preço máximo, são estimados em R$ 9 milhões para novembro.

Fonte: Setor Energético