Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
  NOTÍCIAS

Usinas elicas no oceano poderiam gerar energia para todo o mundo

Em: 10/10/2017 às 14:02h por

As usinas eólicas no oceano podem gerar energia muito mais renovável do que aquelas em terra, possivelmente o suficiente para fornecer eletricidade para o mundo inteiro, afirma um estudo americano nesta segunda-feira.

Pesquisadores do Instituto Carnegie para a Ciência descobriram que as altas velocidades do vento ao longo dos mares abertos poderiam produzir cinco vezes mais energia que as turbinas eólicas sobre a terra.
Embora hoje não existam usinas eólicas em águas profundas em escala comercial, o estudo sugere que vale a pena perseguir essa tecnologia, embora a potência varie de acordo com as estações.

“No inverno, as usinas eólicas do Atlântico Norte poderiam fornecer energia suficiente para satisfazer todas as necessidades atuais da civilização”, afirmou o estudo, publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

“No verão, tais usinas eólicas poderiam gerar energia suficiente para cobrir meramente a demanda de eletricidade da Europa, ou possivelmente dos Estados Unidos sozinhos”.

O estudo foi baseado em modelos de computador que compararam a produtividade de grandes usinas eólicas do Kansas com usinas eólicas maciças imaginárias erguidas em mar aberto.

Em algumas áreas, particularmente no Atlântico Norte, as usinas eólicas baseadas nos oceanos seriam muito mais potentes porque a resistência introduzida pelas turbinas eólicas não retardaria os ventos tanto quanto em terra.

Fonte: Isto É




 

SINDENERGIA - Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Bosque da Saúde - Casa da Indústria - CEP 78050-000 - Cuiabá-MT - Fone: (65) 3644-3443
www.sindenergia.com.br - sindenergia@sindenergia.com.br