Armazenamento de água nivela com ano crítico de 2014

Em: 05/10/2017 às 13:43h por

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) relatou nesta quarta-feira, 04 de outubro, que em setembro entraram em operação comercial 731,9 MW de capacidade instalada de geração, 166 km de linhas de transmissão. No total, a expansão do sistema no ano de 2017, até o mês de setembro, totalizou 4.721,5 MW de capacidade instalada de geração, 1.743,9 km de linhas de transmissão de Rede Básica e conexões de usinas e 9.954 MVA de transformação na Rede Básica.

O CMSE também destacou que as condições de abastecimento e o atendimento do mercado de energia no país estão assegurados, embora a previsão de chuva esteja abaixo da média em grande parte do Brasil, com exceção de algumas localidades das regiões Sul e Norte. Mesmo com o sistema em equilíbrio estrutural, o Comitê vai avaliar a adoção de uma campanha de conscientização do uso eficiente da energia pela população brasileira frente ao aumento do preço.

O risco de qualquer déficit de energia em 2017 é igual a 0,0% para os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste considerando a configuração do sistema do PMO de outubro de 2017. Para o CMSE, no final de novembro de 2017, quando tipicamente se inicia o replecionamento dos reservatórios devido ao aumento das afluências, a expectativa é que os armazenamentos equivalentes dos subsistemas Sul, Nordeste e Norte atinjam valores inferiores aos verificados em 2014, ano mais crítico do histórico recente. O subsistema Sudeste/Centro-Oeste deve alcançar armazenamento próximo ao verificado naquele ano.

Dessa forma, o CMSE reiterou a importância de viabilização de recursos adicionais de usinas termelétricas que se encontram no momento operacionalmente disponíveis, porém sem combustível. Assim, o Comitê encaminhará correspondência à Petrobras solicitando gestão da empresa no sentido de viabilizar o fornecimento de combustível a essas usinas.

Ao final da reunião, o MME divulgou a seguinte nota informativa:
“O CMSE esteve reunido nesta quarta-feira, 04 de outubro de 2017, com o objetivo de analisar as condições de suprimento eletroenergético em todo o território nacional, e divulga, de forma preliminar, os principais pontos tratados pelo colegiado:

Comitê de Acompanhamento e Avaliação Permanente do Mercado: a Secretaria de Energia Elétrica – SEE/MME apresentou as atividades do Comitê de Acompanhamento e Avaliação Permanente do Mercado, criado como resultado das discussões do Grupo de Trabalho instituído pela Portaria MME nº 68/2017, no intuito de fortalecer as competências do MME nas atividades de mercado. Atualmente, este Comitê está estudando: (i) aspectos relativos à migração do Ambiente de Contratação Livre – ACL para o Regulado – ACR; e (ii) impactos da adoção de preço horário no mercado de energia elétrica. Em relação à (ii), destaca-se que o MME abrirá em breve consulta pública para que os interessados possam contribuir com o tema.

Campanha de conscientização do uso eficiente de energia elétrica: em atendimento à deliberação da 185ª reunião do CMSE, a Aneel apresentou a proposta de adoção de uma campanha de conscientização do uso mais eficiente da energia elétrica pela população brasileira frente ao aumento do preço da energia elétrica devido à escassez hídrica. O CMSE avaliou como importante que as instituições integrantes do Comitê reúnam suas equipes de comunicação para o desenvolvimento do tema.

Grupo de Trabalho – GT MRE: A Secretaria Executiva do MME informou que o GT criado em atendimento à deliberação da 179ª reunião do CMSE para avaliação de medidas estruturais de sustentabilidade do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE está em vias de concluir a consolidação das contribuições da Consulta Pública nº 36/2017. Após o término desta etapa, os resultados serão apresentados ao Comitê para posteriores encaminhamentos.

Condições Hidrometeorológicas e Energia Armazenada: O ONS informou que, com base na última reunião do Grupo de Trabalho MCTIC/MME sobre Previsão Meteorológica Estendida, a temperatura superficial do Oceano Pacífico Equatorial, na atualidade, indica uma situação de neutralidade, com tendência para um resfriamento e configuração do fenômeno La Niña na próxima primavera e verão (2017/2018).

Fonte: Paranoá Energia