Cteep ficará fora de leilões até sair indenização do governo

Em: 05/03/2014 às 12:40h por Jornal da Energia

O diretor presidente da Cteep, Reyanldo Passanezi Filho, manteve a posição de não participar de leilões de transmissão até que o governo brasileiro pague as indenizações por ativos existentes em 2000. Essa foi a condição necessária para que a companhia aceitasse renovar os contratos de transmissão conforme as condições da Lei 12.783/13.

"A política da empresa continua sendo aguardar definição das indenizações para poder avaliar a participação em leilões", disse Passanezi Filho, durante teleconferência nesta sexta-feira (28/02).

A Cteep estima receber mais R$3,6 bilhões de indenizações do Governo Federal, referentes aos seus ativos considerados não depreciados existentes em 31 de maio de 2000. A companhia já recebeu o montante de R$2,89 bilhões.

A Cteep pretende finalizar até junho o laudo com previsão de valores a receber por investimentos não amortizados. O laudo será entregue à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A partir do recebimento, a agência reguladora tem 150 dias para dar uma resposta às empresas sobre aprovação ou não dos laudos.

Madeira
A companhia também espera buscar o reequilíbrio econômico e financeiro do projeto do Madeira. "De fato, nós entendemos que o atraso do Madeira não decorreu de eventos relacionados às decisões da companhia e sim de dificuldades de eventos externos não causados diretamente pela IE Madeira”, disse o presidente da Cteep, informando que uma das alternativas poderia ser uma revisão na receita ou uma extensão do contrato de concessão.

O executivo explicou que está conversando com a Aneel sobre o assunto, mas não formalizou nada oficial até o momento.

O Consórcio Interligação Elétrica do Madeira, formado por Cteep (51%), Furnas (24,5%) e Chesp (24,5%), é responsável por duas estações conversoras, que deveriam, pelo cronograma original, ter entrado em operação em 26 de abril de 2013.

"Estamos trabalhando para que a conversora esteja pronta em abril", disse Celso Sebastião Cerchiari, diretor de Operações da Cteep, explicando que depois tem todo um período de comissionamento. A empresa disse que já está em conversar com o Operador Nacional do Sistema (ONS).

O sistema de transmissão do Madeira é responsável escoar a energia das usinas Jirau (3.750MW) e Santo Antonio (3.580MW), localizadas em Rondônia. Um sistema de transmissão já está em funcionamento deste agosto de 2013, com capacidade de transporte de energia em torno de 3 mil MW. A segunda parte, a qual a Cteep tem como responsabilidade as estações conversoras, deve entrar em operação ainda no primeiro semestre do ano.