Distribuidoras querem adiar tarifa branca para 2019

Em: 04/08/2017 às 12:56h por

As concessionárias de distribuição de energia elétrica querem adiar a aplicação da tarifa branca para 2019, sob o argumento de que não há oferta suficiente de medidores eletrônicos certificados pelo Inmetro, disse um alto técnico da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O pleito partiu da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e está em análise pela área técnica da Aneel.
“Esse pleito está em fase de instrução. Estamos analisando e preparando uma nota técnica para poder orientar a decisão da diretoria colegiada da Aneel”, disse Carlos Mattar, superintendente de Regulação da Distribuição da Aneel. O regulador conversou com a Agência CanalEnergia nesta quinta-feira, 3 de agosto, após participar de evento em São Paulo, promovido pela Landis+Gyr.
A nova modalidade tarifária busca incentivar o uso eficiente da rede distribuição, dando uma alternativa para o consumidor de baixa tensão programar o seu consumo para os períodos em que a tarifa é mais barata e assim economizar custos com o uso de energia elétrica. Do ponto de vista sistêmico, o objetivo da Aneel é que a distribuição da carga ao longo do dia resulte em postergação de investimentos na rede, portanto, contribuindo para uma redução da tarifa de energia elétrica no Brasil no médio e longo prazo.
Do ponto de vista das distribuidoras, a tarifa branca obriga realização de novos investimentos sem a devida segurança de que isso será reconhecido no processo de revisão tarifária. Além disso, a nova regra pode impactar na receita das empresas.
Fonte: Canal Energia