'A energia tinha o preço mais baixo do que devia'

Em: 18/07/2017 às 13:55h por

“Com a nova regulamentação do setor elétrico, o governo federal está voltando atrás em uma coisa que não deveria ter feito, e que quebrou a Eletrobras. Quando a medida provisória (MP) 579 foi publicada, durante o governo Dilma Rousseff, essa energia ficou com um preço muito mais baixo do que de fato deveria ser cobrado. Agora, o que está sendo proposto é uma reversão que precisava ser feita em algum momento. É um movimento positivo, muito embora tenha impacto nas tarifas.

É inevitável; se não fosse agora, seria depois. “É a volta às origens, de onde não deveria ter saído, para dar valor a esses ativos. É muito positiva a passagem de preço fixo, em cotas, para um preço de mercado, definido de acordo com a demanda, com a possível privatização das usinas. Tem um desdobramento, já que essas cotas são a energia mais barata que as distribuidoras têm em todo o sistema. Com a mudança, haverá elevação do mix das tarifas cobradas pelas distribuidoras. Mas essa é uma coisa que tem que acontecer. Isso dá valor para o ativo, e a Eletrobras ganhará com essas mudanças.”

Fonte: O Globo