Brasil terá a sua primeira cidade com rede inteligente de distribuição energia

Brasil terá a sua primeira cidade com rede inteligente de distribuição

Em: 17/07/2017 às 13:49h por

O Brasil terá, até o fim do ano, a sua primeira cidade com rede inteligente de distribuição de energia. Barueri, no estado de São Paulo, foi a cidade escolhida pela Eletropaulo para ganhar a estrutura também conhecida como Smart Grids. O projeto também conta com o investimento de outras distribuidoras de energia espalhadas pelo país, como a CPFL e a CEMIG.

A previsão da Eletropaulo é de finalizar a estruturação de smart grid em Barueri no segundo semestre deste ano, dando início ao próximo passo, que será a instalação dos primeiros medidores inteligentes. Com esses medidores, que substituirão o tradicional relógio de luz, além de saber o consumo mensal, o consumidor poderá inclusive acionar remotamente aparelhos eletrônicos de sua residência. Esse maior controle sobre o consumo de energia deverá proporcionar maior economia ao consumidor a médio e longo prazo.

Somado ao uso de equipamentos moderno com menor consumo energético, a instalação dos Smart Grids possibilitará uma imensa economia mensal para os imóveis comerciais. Além de possibilitar o consumidor poder saber, em tempo real, o quanto seu imóvel consumiu de energia no mês, a rede inteligente oferece para a para a operadora muito mais facilidade para detectar e solucionar falhas na distribuição de energia, inclusive remotamente. No futuro, também será possível o modo de tarifação pré-paga por parte da operadora.

Fonte: Ambiente Energia