Hidrelétrica de Belo Monte busca preço maior no mercado livre de energia, diz fonte

Hidrelétrica de Belo Monte busca preço maior no mercado livre de energ

Em: 17/07/2017 às 13:47h por

A hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, conseguiu reduzir contratos de venda de sua produção fechados com distribuidoras de eletricidade e revender a energia a preços maiores, o que gera ganhos relevantes para a Norte Energia, empresa controladora do empreendimento, disse à Reuters nesta sexta-feira uma fonte com conhecimento direto do assunto.

A manobra aproveita um cenário de sobra de energia nas distribuidoras em meio à crise econômica do Brasil e o aquecimento do mercado livre de eletricidade, onde grandes consumidores podem fechar contratos de energia com geradores ou comercializadoras.

Orçada em mais de 30 bilhões de reais, Belo Monte tem como principais acionistas as elétricas Eletrobras, Neoenergia, Cemig e Light, além da Vale e dos fundos de pensão Petros e Funcef.

De acordo com a fonte, Belo Monte negociou uma redução em cerca de 1.100 megawatts em seus contratos de venda de energia às distribuidoras, fechados ainda no leilão da concessão da hidrelétrica, em 2010.

Fonte: Reuters