Governo de São Paulo corre para vender a Cesp

Em: 04/07/2017 às 13:46h por

A decisão do governo do Estado de São Paulo de não buscar a renovação das concessões da Cesp antes da privatização se deu, entre outros motivos, pela pressa em realizar a venda da companhia elétrica ainda neste ano, apurou o Valor.

Para que a renovação das concessões pudesse ser feita nos termos exigidos pela União, com pagamento de uma outorga, seria necessário alterar a Lei 9.074, das privatizações, processo que poderia se arrastar devido ao cenário político conturbado em Brasília.

O conselho diretor do programa estadual de desestatização do Estado de São Paulo decidiu, em 13 de junho, avançar no processo de privatização da Cesp mantendo os prazos de vigências atuais das concessões de geração da companhia, sem buscar uma renovação antecipada.

A decisão pegou o mercado de surpresa e resultou na queda do preço das ações da Cesp, uma vez que sua principal concessão, a usina hidrelétrica de Porto Primavera, termina já em 2028. A renovação antecipada da concessão por mais 30 anos era vista como uma possibilidade do governo levantar mais recursos com a venda da companhia.

A esperança do governo paulista, agora, é usar a dissociação da crise do governo federal para atrair compradores para a companhia, que deve passar em setembro pela sua quarta tentativa de privatização. A referência do preço mínimo, que será definido no início de agosto, será por fluxo de caixa descontado, mas o governo também tem como referência o valor de mercado da elétrica, próximo de R$ 5 bilhões atualmente.

Fonte: Valor Econômico