Eletrobras vai seguir Cemig e vender usina

Em: 30/06/2017 às 14:02h por

A Eletrobras confirmou ontem a intenção de exercer a cláusula de "tag along" (mecanismo que estende a oferta dos controladores aos minoritários nas mesmas condições) com relação à venda de sua participação na hidrelétrica de Santo Antônio (RO). Nesta semana, a Cemig, uma das acionistas de Santo Antônio, informou ter recebido oferta da chinesa SPIC Overseas pela sua participação na hidrelétrica.

"Eu soube [do anúncio feito pela Cemig] pela mídia. Se ele [o negócio] está nesse tipo de desenvolvimento e nós temos para exercer a cláusula de direito de tag along, sim, nós temos a disposição de exercer", afirmou o diretor financeiro e de relações com investidores da Eletrobras, Armando Casado, após participar de evento sobre integração energética na América do Sul, promovido pela chinesa State Grid, no Rio de Janeiro.

Considerando as participações direta e indireta, a Cemig possui 18,13% da Madeira Energia (Mesa, controladora da concessionária da hidrelétrica). A Andrade Gutierrez possui outros 4,2%. Os demais sócios são Odebrecht (18,6%), Caixa FIP Amazônia Energia (20%) e Furnas, subsidiária da Eletrobras (39%).

Em ocasiões anteriores, o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Jr., já havia afirmado que a companhia tinha interesse em exercer cláusula de tag along nos negócios em que os acionistas controladores estivessem vendendo suas respectivas participações, como é o caso de Santo Antônio. O exercício do "tag along" é uma das modalidades do plano de venda de ativos da Eletrobras, cujo objetivo é levantar R$ 4,6 bilhões neste ano.

Casado explicou que uma eventual venda da participação da empresa em Santo Antônio não será suficiente para preencher a meta de R$ 4,6 bilhões de desinvestimentos este ano. Para alcançar a marca, a companhia conta com privatizações de distribuidoras e venda de participações em sociedades de propósito específico (SPES) de linhas de transmissão e parques eólicos.