Chinesa melhora oferta para aquisição de Santo Antonio

Em: 29/06/2017 às 13:58h por

A nova oferta apresentada pela chinesa SPIC Overseas pela participação da Cemig e da Andrade Gutierrez na hidrelétrica de Santo Antonio, no rio Madeira (RO), apresentou uma melhora "não significativa" em relação à oferta anterior, que havia sido rejeitada pela estatal mineira, apurou o Valor.

Segundo fontes com conhecimento da situação, a oferta dos chineses avalia a hidrelétrica em cerca de R$ 7 bilhões, mais possíveis acréscimos dependendo do desempenho da hidrelétrica e também do resultado de disputas judiciais, como as ações referentes ao risco hidrológico.

A Cemig tem uma participação direta de 10% na Madeira Energia (Mesa, controladora da concessionária da hidrelétrica), além de ter 83% do capital total e 49% das ações votantes da SAAG, que tem 12,4% da usina. O restante da SAAG pertence à Andrade Gutierrez. Considerando a fatia direta e indireta, a Cemig tem, portanto, 18,13% de Santo Antonio, e a Andrade Gutierrez tem outros 4,2%.

As duas empresas tinham se afastado das negociações com a SPIC depois que uma primeira oferta não vinculante não tinha agradado, mas voltaram à mesa de negociações cerca de um mês atrás - logo depois que o plano da estatal mineira de fazer uma emissão de bônus no exterior fracassou.

A SPIC Overseas tinha apresentado, no início do ano, uma oferta que avaliava a hidrelétrica em R$ 8 bilhões, mas metade desse valor iria ficar em uma conta garantia, e apenas R$ 4 bilhões seriam pagos em dinheiro.

Agora, o conselho de administração da Cemig deve votar a proposta do valor mínimo oferecido, que avalia a companhia em R$ 7 bilhões, mais as dívidas. Segundo outra fonte, a proposta deve incluir ainda R$ 2 bilhões depositados em conta garantia.

Fonte: Valor Econômico