Minoritários da CPFL Renováveis vão à CVM

Em: 28/06/2017 às 14:05h por

Um grupo de acionistas minoritários da CPFL Renováveis, que inclui investidores como Pátria, BTG Pactual e o DEG, banco de desenvolvimento da Alemanha, enviou uma manifestação à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) questionando o preço proposto pela chinesa State Grid na oferta pública de aquisição de ações (OPA) da companhia, de R$ 12,20 por ação. Eles pedem tratamento igualitário ao da CPFL Energia, e propõem o preço de R$ 16,74 por ação.

Com isso, o valor a ser desembolsado pelos chineses pela compra dos 48,4% de ações da CPFL Renováveis em circulação no mercado pode subir de R$ 2,9 bilhões para até R$ 4,07 bilhões. Se considerado um critério de avaliação pelo Ebitda da companhia, o preço pode subir a até R$ 23,02 por ação, levando o desembolso total a R$ 5,6 bilhões.

Dependendo da decisão da CVM, esse montante pode ser somado aos quase R$ 26 bilhões que a State Grid está pagando pela CPFL Energia, considerando aquisição de 100% da holding.

Segundo acionistas, o preço proposto não reflete o valor real da empresa de energia renovável

O Valor teve acesso à manifestação enviada à CVM em 9 de junho, assinada pelos acionistas Pátria, BTG Pactual, GMR Energia, Fundo Arrow, a gestora Secor, o alemão DEG e o International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial. Juntos, eles representam 33,55% das ações da CPFL Renováveis.

A State Grid ainda tem algumas semanas para se manifestar na CVM. Depois disso, uma decisão sobre o pleito dos minoritários caberá à algum superintendente do regulador. Segundo uma fonte próxima da situação, são grandes as chances de que ambos os lados recorram da decisão, o que levaria o caso para o colegiado da autarquia. Isso pode arrastar a decisão por mais três ou quatro meses.