Pesquisadores brasileiros desenvolvem Painel Fotovoltaico Orgânico

Em: 28/06/2017 às 14:05h por

Pesquisadores do Instituto CSEM Brasil; um centro de pesquisa aplicada, privado e sem fins lucrativos de Belo Horizonte, desenvolveram um Painel Fotovoltaico Orgânico, constituído de um filme plástico em que tintas a base de carbono impressas têm a capacidade de transformar a luz solar em energia elétrica.

Comparado aos tradicionais painéis fotovoltaicos de silício já existentes no mercado, as diferenças são muitas. O novo painel é leve, flexível, relativamente transparente, fácil de ser aplicado em diferentes superfícies, produzido apenas com materiais orgânicos e, consequentemente, mais sustentável.

A produção do painel fotovoltaico orgânico é relativamente simples. Prensas similares à de jornais imprimem cinco camadas de tintas no filme plástico: duas intermediárias responsáveis pela criação de elétrons, uma em cima para conduzir as cargas positivas, uma inferior que transporta as cargas negativas, e um terminal metálico que fecha o circuito.

Além da preocupação com o meio ambiente, o propósito da novidade é a aplicação de painéis solares em situações diferentes, como fachadas de edifícios, coberturas, veículos, capinhas de celular, etc. Ainda assim, quando produzida em maior escala, a previsão é que essa tecnologia orgânica seja até 30 vezes mais barata que os painéis tradicionais de silício.

Fonte: Ambiente Energia