Itaipu entrega 1º automóvel elétrico a ser abastecido somente com energia solar

Itaipu entrega 1º automóvel elétrico a ser abastecido somente com ener

Em: 27/06/2017 às 14:12h por

O primeiro veículo elétrico impulsionado integralmente por energia solar foi entregue pela Itaipu Binacional na última sexta-feira, 23 de junho. O “Zoe elétrico”, como é chamado, é parte do Projeto VE e foi repassado em regime de comodato à Associação dos Municípios do Oeste do Paraná – Amop, no Centro Executivo de Itaipu, na Vila A, em Foz do Iguaçu.

A entrega foi feita pela diretoria de Itaipu ao presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Rineu Menoncin, prefeito de Matelândia. O carro será levado para Cascavel na segunda-feira, 26 de junho.

A Amop dispõe, em sua sede em Cascavel (PR), de uma central fotovoltaica de 13 kW de capacidade instalada, que irá gerar toda energia do veículo, fato inédito no Programa Veículo Elétrico da Itaipu. Os dados serão transmitidos em tempo real para a companhia, por meio do sistema do veículo, e serão aproveitados para a pesquisa do Programa VE, como aponta o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Vianna. “Teremos informações on-line e poderemos repassá-las aos fabricantes para aprimorar o carro elétrico. Todos ganham”.

O automóvel será usado de forma institucional nos compromissos da Amop, e servirá ainda para a divulgação do Projeto VE em eventos como encontros com os prefeitos. Hoje, a instituição representa 52 municípios.  A proposta do  Programa VE é pesquisar e desenvolver tecnologias ligadas não só aos veículos, mas também a baterias e sistemas de armazenagem, bem como o impacto na rede elétrica e smart grid, sempre atento às questões ambientais, sobretudo a redução de emissões de gases poluentes.

O anúncio de um veículo elétrico para associação havia sido feito em 9 de maio, quando Itaipu e Amop reafirmaram parcerias para o desenvolvimento regional, visando também o compromisso ambiental, como afirma o presidente da entidade paranaense, Rineu Menoncin. “Além da economia que o veículo proporciona, ele é uma bandeira da sustentabilidade, um carro do futuro e ambientalmente correto. Queremos agora propagar e divulgar este projeto de Itaipu, que é nossa parceira em diversos convênios”, disse o presidente da Amop.

Fonte: Canal Energia